Instituto Superior Técnico

Conselho para a Gestão da Qualidade

Competências

Lista parcial das competências do Conselho para a Gestão da Qualidade do IST:

  • Promover a qualidade das actividades de gestão, ensino, investigação e ligação à sociedade;
  • Promover o desenvolvimento de uma cultura institucional integrada de garantia da qualidade;
  • Coordenar os processos de gestão e avaliação da qualidade desenvolvidos ao nível dos serviços;
  • Acompanhar a execução de avaliação das actividades de investigação e ensino, nos temos do artigo 22º dos Estatutos do IST, bem como dos processos de avaliação interna e externa;
  • Prestar informação aos órgãos de gestão do IST, nomeadamente ao Conselho de Escola do IST, sobre as actividades desenvolvidas ao nível do SIQuIST;
  • Analisar o funcionamento do SIQuIST, elaborar relatórios de apreciação e pronunciar-se sobre propostas de medidas de correcção que considere adequadas ao bom desempenho e imagem da Instituição;
  • Elaborar o Manual e Plano da Qualidade do IST e propor a sua aprovação pelos órgãos competentes;
  • Propor à aprovação dos órgãos competentes a criação de estruturas institucionais de apoio à concretização da política de garantia da qualidade, nomeadamente as estruturas eventualmente necessárias à execução da avaliação das actividades de investigação e ensino;
  • Publicitar interna e externamente as acções e documentos relativos ao SIQuIST.